A importância da leitura da palavra de Deus

0 comentário

Uma coisa que deixei de lado esses dias de confusão e preguiça foi a leitura da Bíblia. Mas isso faz uma falta que não consegue ser mensurado por notações ou papéis. Mas é percebido de forma espiritual e no dia a dia. Eu preciso voltar a ler a Bíblia novamente.

Às vezes deixamos de lados coisas tão importantes como ler a Bíblia, ler ou fazer exercícios físicos, seja por questões de preguiça ou de falta de prioridade, que perdemos noção do efeito benéfico e contínuo na nossa vida. Perceber que ao ficar mais irritado, mais cansado, mais indisposto nos faz refletir o motivo de estarmos nesse estado precário.

Como algo tão quando se está fazendo pode ser deixado de lado quando não se tem uma rotina, um hábito? É preciso então se forçar para que essas atividades façam parte de sua vida, como partes essenciais a se fazer. Muito do meu tempo foi gasto com coisas improdutivas, com meros devaneios e tolices, deixando escoar pelo ralo o tempo que poderia ser gasto com o que realmente importa.

Vou me atentar mais ao fato que preciso não só ler livros que falam sobre a Bíblia ou temas que envolvem teologia, mas sim me apegar com o livro principal, que é a Palavra de Deus. Sei que o homem natural não busca a presença de Deus, mas o cristão é chamado pelo seu Senhor a estar todo o momento com Ele. Não há nenhuma desculpa de se afastar da presença do seu Criador.

Vou continuar o meu plano de leitura, que é bem interessante, pois tenta colocar em ordem cronológica dos fatos. Já li os livros do pentateuco e Josué, e agora estou em Juízes. Mas sei que pela ordem do dia deveria estar em 1 Samuel. Vou ver se até domingo eu me ajeito e fico em dia com os outros.

Devo ter lido a Bíblia toda umas 3 vezes, do começo ao fim. Na primeira vez que eu li, demorei quase uns 3 anos, mas foi umas das maiores vitórias que comemorei. São poucas as pessoas que já leram a bíblia toda, e fazer parte desse grupo é muito bom. Mas quero fazer de outro grupo ainda mais seleto: aqueles que leem a Bíblia toda em pelo menos um ano todos os anos.

Ler por ler não deve ser o objetivo de ninguém. Ao firmar na rotina de ler a Bíblia toda não só aumenta a possibilidade de você compreender melhor a Bíblia como um todo como também pode sentir Deus falando ao leitor de diversas maneiras. A Bíblia não pode ser uma ferramenta para procurar Deus de forma aleatória ou em passagens favoritas.

A leitura anual não atrapalha ou não deve substituir a leitura aprofundada e estudada de livros ou passagens escolhidos. Gostaria de fazer um compromisso comigo mesmo de pegar livros dentro da Bíblia e esmiuçar todo durante um mês. Junto com comentários bíblicos, dicionários e livros de estudos específicos vou querer aprender não o contexto e o propósito de terem sidos escritos como também aplicar verdades e lições na minha vida e falar aos meus familiares e amigos.

A descoberta de verdades eternas não podem ser escondidas dos outros e nem presas ao nosso intelecto. É da vontade de Deus que todos conheçam e estejam cada vez mais próximos a Ele!

Você pode gostar

Deixe um comentário